A Congregação das Irmãs da Divina Providência surgiu na Alemanha, mais precisamente na cidade de Münster, por inspiração do fundador Pe. Eduardo Michelis. O jovem sacerdote, impactado com a realidade de miséria social, desamparo intelectual e pelas necessidades espirituais de tantas crianças da camada mais pobre de sua cidade, recebe a inspiração do Deus providente e inicia um trabalho com crianças órfãs, inaugurando um orfanato, que foi o berço da Congregação, no dia 03 de novembro de 1842. Hoje esse orfanato não existe mais, destruído pelos horrores da 2ª Guerra Mundial, mas é a luz que inspira as irmãs espalhadas pelo mundo.
De lá até hoje passaram-se 175 anos, e a semente lançada por Pe. Eduardo Michelis continua a frutificar. A Congregação das Irmãs da Divina Providência está presente na Ásia, África, Europa e América. Trabalham nas áreas de Assistência Social, Saúde, Educação e Pastoral.
No Brasil as Irmãs chegaram em 1895, iniciando, com muita renúncia e espírito de sacrifício, as atividades com Saúde e Educação, sendo a primeira Província fora da Alemanha. Hoje as irmãs da Divina Providência estão espalhadas em vários lugares do Brasil, em diversas Províncias desmembradas da Província do Coração de Jesus – Florianópolis, sede mãe no Brasil.
A Sociedade Divina Providência, com sede em Florianópolis, mantém as seguintes filiais na área da Educação em Santa Catarina:
Colégio dos Santos Anjos – Joinville – SC
Colégio Sagrada Família – Blumenau – SC
Colégio São José – Tubarão – SC
Colégio Stella Maris – Laguna - SC
Centro Social Educativo Nossa Senhora do Mont Serrat – Florianópolis – SC